A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Lula vai trazer o Horário de Verão de volta agora mesmo?

O horário de verão é um assunto polêmico entre a população brasileira, pois divide muitos opiniões. Algumas características do horário de verão tendem a agradar uma parte da população, enquanto desagrada outras. 

Nesse sentido, é verdade que o horário de verão deve voltar na gestão do governo Lula ou continuará suspenso? Continue a leitura do artigo para descobrir.

O horário de verão está suspenso há alguns anos, com a suspensão pelo governo Bolsonaro, com a proximidade de dezembro, muitos se perguntam se o horário irá voltar de fato. 

Conforme o Governo Federal, ainda não há uma decisão se o horário de verão voltará a ser adotado neste ano. Apesar disso, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez algumas declarações quanto ao assunto.

Silveira diz que não há a necessidade do horário de verão retornar, pois o nível dos reservatórios brasileiros está em seu melhor momento desde a última década. Mesmo assim, a decisão deve ser do Governo Federal, e não da pasta. 

Assim, os cidadãos devem esperar um parecer oficial do presidente Lula, quando este pode estabelecer uma reedição no decreto para a adoção do horário de verão em 2023.

Prós e Contras

O horário de verão é muito debatido diante dos seus efeitos para a sociedade e o meio ambiente. Entre seus benefícios, destaca-se o potencial de economia de energia, principalmente durante o verão. Além disso, a adoção do horário estimula atividades ao ar livre, promovendo uma maior interação e aumento do turismo.

Entretanto, um dos principais pontos negativos é a perturbação do padrão de sono. Ademais, as críticas vão para a real eficácia na economia de energia, já que estudos divergem sobra a extensão da economia alcançada. Alguns argumentam que o ganho de economia é mínimo ou até mesmo existente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.