A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Estão pensando em acabar com o Saque-Aniversário do FGTS?

A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem discutido possíveis mudanças no Saque-Aniversário do FGTS. Inicialmente, a proposta do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, era encerrar completamente o saque. Porém, a ideia tem sido discutida ao longo dos meses, foi sendo ajustada.

A principal alteração proposta é evitar que o Saque-Aniversário bloqueie o saldo na demissão. Um projeto de lei foi elaborado para ser encaminhado ao Congresso Nacional, sugerindo que os trabalhadores demitidos desde 2020 e que aderiram ao Saque-Aniversário recebam retroativamente o saldo que ficou bloqueado na demissão sem justa causa.

Em coletiva de imprensa no dia 30 de outubro, Luiz Marinho afirmou que estão aguardando a agenda para discutir e aprovar o projeto de lei. A única mudança sugerida no projeto é a liberação do saldo bloqueado para os trabalhadores demitidos, sem estabelecer outras alterações para aqueles que pretendem aderir ao Saque-Aniversário do FGTS ou que não foram demitidos.

A ideia inicial de acabar completamente com o Saque-Aniversário parece ter sido substituída por uma proposta de ajuste, buscando garantir que os trabalhadores demitidos não tenham o saldo bloqueado. O Saque-Aniversário do FGTS, pode passar por alterações, mas sua extinção não parece ser mais o foco das discussões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.