A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Problemas nos joelhos pode gerar aposentadoria antecipada?

Problemas nos joelhos são muito comuns em pessoas das mais diversas idades e podem levar a várias incapacidades na vida dessas pessoas, especialmente quando se trata de desgastes ou lesões que impactam a capacidade de trabalhar. Quem enfrenta esse tipo de problemas no joelho pode ter direito a benefícios do INSS, mas para isso é necessário atender a uma série de requisitos específicos. Ter desgaste no joelho, por si só, não garante automaticamente o acesso a benefícios previdenciários, mas é possível pleitear auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez em situações específicas, como lesões graves ou incapacidades permanentes.

O auxílio-doença, atualmente denominado benefício por incapacidade temporária, é concedido a segurados temporariamente incapacitados para o trabalho devido a problemas de saúde no joelho, como lesões no menisco. Para solicitar esse benefício, é necessário apresentar documentação médica, laudos e passar por uma perícia médica no INSS. Requisitos como carência mínima de contribuição ao INSS, incapacidade temporária comprovada e qualidade de segurado são essenciais para sua concessão.

Já a aposentadoria por invalidez, destinada a indivíduos completamente incapacitados para o trabalho, inclui casos mais graves, como complicações sérias decorrentes de cirurgias no joelho que resultem em incapacidade permanente. Assim como no auxílio-doença, é necessário atender a requisitos como carência mínima de contribuição ao INSS, qualidade de segurado e comprovação de incapacidade total e permanente por meio de documentação médica e perícia.

Apenas o diagnóstico médico não é suficiente para garantir a concessão desses benefícios previdenciários. Documentos que comprovem a incapacidade temporária ou permanente devido aos problemas nos joelhos também são necessários para respaldar o pedido. Consultar um advogado especializado em direito previdenciário pode ser crucial para entender melhor os requisitos específicos e buscar os benefícios adequados caso se enfrente incapacidades decorrentes de problemas nos joelhos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.