Auxílio-gás do Governo Federal: Quem já recebeu e não sabe?
O pagamento do Auxílio Gás, previsto inicialmente para ser pago junto ao Bolsa Família, teve um atraso e começou a ser liberado nesta quinta-feira, 12 de dezembro. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social não informou os motivos do atraso, mas garantiu que o valor de R$ 104 será mantido neste mês.
O benefício, que é equivalente ao preço médio de um botijão de 13 kg, será pago a cada dois meses até 2026. Neste mês de dezembro, 5,49 milhões de famílias serão beneficiadas, com um total de R$ 570,56 milhões sendo gastos.
O pagamento deste mês seguirá um calendário específico. As famílias com finais de NIS 1, 2 e 3 já receberam o benefício via plataforma social do Auxílio Gás. Para os demais finais de NIS, o pagamento será feito diretamente nas contas bancárias dos beneficiários, com liberação gradual até o dia 23 de dezembro.
Confira o calendário completo de pagamentos:
- 12/12 (quinta-feira) – NIS 1, 2 e 3 – Plataforma social
- 13/12 (sexta-feira) – NIS 4 – Conta bancária (Caixa Tem)
- 16/12 (segunda-feira) – NIS 5 – Conta bancária (Caixa Tem)
- 17/12 (terça-feira) – NIS 6 – Conta bancária (Caixa Tem)
- 18/12 (quarta-feira) – NIS 7 – Conta bancária (Caixa Tem)
- 19/12 (quinta-feira) – NIS 8 – Conta bancária (Caixa Tem)
- 20/12 (sexta-feira) – NIS 9 – Conta bancária (Caixa Tem)
- 23/12 (segunda-feira) – NIS 0 – Conta bancária (Caixa Tem)
É importante ressaltar que o Auxílio Gás é destinado apenas a famílias cadastradas no CadÚnico e que possuem, no mínimo, um membro recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Mulheres responsáveis pela família, especialmente as vítimas de violência doméstica, têm preferência no recebimento do benefício.