Com investimento de R$ 23 bilhões, Governo quer desenvolver IA até 2028
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou que o governo federal destinará R$ 23 bilhões até 2028 para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA) no Brasil. O anúncio foi feito durante a aula magna para os ingressantes de 2024 da Universidade Federal do ABC (UFABC), realizada na última quarta-feira (14).
O investimento faz parte do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial para o Bem de Todos, revelado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva na 5ª Conferência Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa busca transformar carreiras, melhorar a prestação de serviços públicos e fortalecer a soberania nacional por meio do uso de dados estratégicos.
Como será feito o investimento?
Entre as ações previstas estão o investimento em supercomputadores e no desenvolvimento de modelos avançados de linguagem em português. Além disso, o plano prevê a criação de empregos mais qualificados, resultando em especialização de profissionais na área de IA.
“Os dados nacionais são valiosos e precisam permanecer sob controle brasileiro”, destacou a ministra, referindo-se à importância de proteger a informação gerada pelo Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.
Inteligência Artificial no futuro
Para Santos, a inteligência artificial deve ser vista como uma ferramenta para melhorar os serviços públicos, e não para ameaçar empregos. A ministra enfatizou que a nova tecnologia exigirá profissionais altamente capacitados e integrados em diversas áreas do conhecimento, como ciências sociais, engenharia e biologia. Assim, as soluções tecnológicas poderão beneficiar toda a sociedade.
Por fim, o governo planeja desenvolver uma legislação específica para IA, a fim de mitigar possíveis ameaças à democracia, com foco na regulação e governança dessa tecnologia.