A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Como desbloquear o FGTS e sacar o dinheiro?

Se você deseja sacar o seu FGTS, porém ele se encontra bloqueado por algum motivo, aqui você descobrirá formas de desbloqueá-lo para conseguir sacar o dinheiro. Geralmente, os motivos que levam a bloquear o FGTS passam por demissão por justa causa, pedido de demissão por parte do trabalhador ou devido à antecipação do dinheiro.

Quando o trabalhador é demitido por justa causa, a conta do FGTS também fica inativa, impedindo que o trabalhador consiga sacar o valor e fique frustrado. Além disso, o trabalhador pode pedir sua demissão e isso implica no bloqueio do saldo do FGTS também. Isso porque o trabalhador pode precisar dos fundos para atender as necessidades financeiras urgentes.

Ainda, o bloqueio pode acontecer pela antecipação do saque do fundo de garantia, o chamado saque-aniversário. Isso significa que o trabalhador já recebeu esse valor de forma adiantada, o saldo só não foi atualizado em sua conta. Assim, parte do seu FGTS é bloqueado como forma de garantia ao banco que liberou o dinheiro por antecipação.

Quais são as estratégias para desbloquear o FGTS?

Como citado antes, o saque-aniversário é uma modalidade que permite ao trabalhador acessar tanto contas ativas, quanto as inativas do FGTS. Por isso, ao aderir a essa opção, o trabalhador pode acessar o valor retido em sua conta. 

Quando o trabalhador passa a contratar o saque-aniversário, ele passa a receber um valor anualmente, no mês de aniversário, uma parte do saldo total do fundo de garantia.

Já a antecipação do saque-aniversário é outra alternativa viável para recuperar o dinheiro de forma mais rápida. São até 10 anos de adiantamento do fundo de garantia, disponíveis para o resgaste do trabalhador. Além disso, o dinheiro cai na conta do beneficiário em até 30 minutos. 

Entretanto, fique atento! Saiba que a antecipação do saque-aniversário do FGTS se trata de uma modalidade de crédito, parecido com um empréstimo bancário. Desse modo, o pagamento do saque-aniversário envolve juros e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). 

Dessa forma, é necessário tomar decisões financeiras conscientes e buscar uma orientação com especialistas de crédito e finanças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.