A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Como escapar de golpes na segunda via de contas?

Com as facilidades da modernidade, pagar contas, que antes era um processo que tomava parte do dia, se tornou simples, especialmente através do Pix. Quitar as despesas essenciais online é uma prática cada vez mais comum e automática. Mas com as inovações, também surgem novas formas de se aproveitar dessas tendências. Um novo tipo de golpe focado na emissão fraudulenta da segunda via de contas de água e luz surgiu nos últimos meses. A empresa de cibersegurança Kaspersky alertou sobre golpistas que redirecionam usuários para sites fraudulentos antes mesmo de chegarem ao site oficial da companhia e os induzem a pagar contas falsas.

Através de sites suspeitos, golpistas empregam duas abordagens distintas. Dentro do próprio site, solicitam informações pessoais e o número da conta para gerar boletos ou códigos QR do Pix. Outra tática comum é através do WhatsApp, onde os golpistas disponibilizam um botão de contato direto, simulando ser um robô da empresa, e solicitam informações para emissão de segundas vias falsas, oferecendo opções de pagamento tanto em boleto quanto em código QR do Pix.

Para evitar cair em armadilhas, a empresa faz algumas recomendações sobre segurança digital. Evitar compartilhar dados em sites suspeitos ou via WhatsApp, manter um antivírus atualizado, e criar senhas robustas para contas online são medidas básicas e muito eficientes na proteção contra golpes digitais. Essa vigilância deve ser constante, e é fundamental para proteger não apenas as finanças, mas também a integridade pessoal contra ameaças virtuais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.