Como liberar o FGTS barrado?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) serve como uma reserva de emergência para o trabalhador com carteira assinada, mas o saque só pode ser feito em situações específicas.
Assim, os trabalhadores podem sacar dinheiro do fundo quando perdem o emprego sem justa causa, em caso de doenças graves, quando se aposentam, em situações de calamidade, para pagar a casa própria e no saque-aniversário. Desse modo, confira no artigo a seguir como liberar o FGTS bloqueado pela Caixa.
Como liberar o FGTS?
Vale ressaltar, em primeiro lugar, que quem opta pelo saque-aniversário, pode retirar uma parte do saldo do FGTS uma vez ao ano, no mês em que o trabalhador nasceu. Dessa maneira, várias instituições financeiras oferecem entre suas linhas de crédito, a antecipação do saque nessa modalidade.
Então, se você precisa desbloquear o FGTS, poderá pedir a antecipação do saque-aniversário em várias instituições financeiras, incluindo a Caixa. Nesse empréstimo, o valor das parcelas sai direto do FGTS para o banco, dessa forma a taxa de juros se torna menor.
Portanto, a pessoa não precisa se preocupar com o pagamento, já que o dinheiro sai da conta do fundo para o banco na mesma data do saque-aniversário.
Nessa linha de crédito oferecida pela Caixa, o trabalhador pode adiantar o pagamento em 5 anos. Entretanto, o valor do empréstimo precisa ser maior que R$ 500. Ademais, o valor das parcelas do saque-aniversário deve ser de, no mínimo, R$ 200.