Consulta online está liberando Bolsa Família bloqueado
Para quem faz parte da folha de pagamentos do Bolsa Família, a chegada de uma notificação sobre o bloqueio do benefício e possíveis adicionais é motivo de apreensão. A partir desse comunicado, o beneficiário perde o acesso aos repasses mensais, gerando preocupações financeiras.
Em setembro, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) iniciou uma nova fase de revisão cadastral do Cadastro Único (CadÚnico), atingindo tanto os beneficiários do Bolsa Família quanto do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Consulta online do CadÚnico evita cancelamento?
A revisão cadastral está diretamente vinculada ao CadÚnico, que atualmente serve como a porta de entrada para benefícios sociais.
Ao realizar a consulta online por meio do site ou do aplicativo disponível para Android e iOS, o beneficiário pode identificar irregularidades, dados desatualizados e outras informações cruciais para evitar o bloqueio do Bolsa Família.
Caso a desatualização tenha ocorrido há mais de quatro anos, o usuário pode tomar a iniciativa e efetuar a atualização.
No entanto, esse processo não pode ser realizado pela internet. É necessário apresentar pessoalmente os documentos de todos os membros da família a uma equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Portanto, a consulta online não é o procedimento para regularizar o Bolsa Família bloqueado, mas serve para orientar o beneficiário sobre a necessidade de buscar um posto do CRAS. É importante destacar que o tempo médio de análise e reativação do benefício é de 30 a 45 dias.
Regras para Evitar o Bloqueio do Benefício
- Renda familiar per capita de até R$ 218 por mês;
- Dados do CadÚnico atualizados;
- Movimentação do benefício em até 120 dias após a liberação;
- Acompanhamento de peso e altura das crianças, além do calendário de vacinação;
- Realização do pré-natal;
- Comparecimento às aulas para crianças e adolescentes entre 4 e 18 anos incompletos.