Existe imposto para cartão de crédito internacional?
Muitos turistas ficam divididos quando o assunto é levar dinheiro em espécie ou utilizar um cartão de crédito internacional. Agora, os turistas também possuem a opção de contas em moedas estrangeiras, acompanhadas de um cartão de débito internacional. Mas você deve considerar que existem vantagens e desvantagens. Aliás, o cartão de crédito tem menos imposto que o cartão de débito? Entenda a seguir!
É preciso deixar claro que, em compras no exterior, o cartão de débito internacional paga menos impostos que o cartão de crédito. Isso porque, as contas internacionais permitem saques em dinheiro nos caixas eletrônicos e na moeda local.
Além disso, o cartão de débito permite pagar uma alíquota IOF consideravelmente menor do que usando um cartão de crédito, de acordo com a planejadora financeira, Adriana Matheus.
Vale ressaltar que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), é um imposto cobrado pelo governo brasileiro em algumas transações financeiras. Atualmente, a alíquota do IOF para transferências em cartão internacional de débito é de 1,10% sobre o valor transferido ao exterior. Enquanto o cartão de crédito tem um IOF maior de 5,38%.
Atenção ao abrir sua conta internacional
As contas internacionais possuem vantagens como a preparação de uma poupança antes da viagem. Assim, você pode dividir a compra da moeda estrangeira antes de fazer sua viagem. Geralmente, as contas no exterior são digitais, e possuem boa liquidez.
Dessa forma, o valor depositado em reais pode se converter na data de compra da moeda, evitando surpresas com novos valores de cotação. Saiba que não existe momento certo de compra, o ideal é fazer as compras aos poucos.
Por outro lado, os turistas devem ficar alertas quanto ao Imposto de Renda. Isso porque, uma das obrigações que você deve cumprir quando for declarar seu imposto de renda é informar que possui conta no exterior e os recursos que você possui nela. Não informar a existência da conta pode trazer problemas com a Receita Federal.