A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Golpe contra beneficiários do INSS está gerando grandes prejuízos

É muito importante estar por dentro das notícias que giram em torno do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), uma vez que os benefícios do órgão possuem um grande impacto na vida de milhares de famílias brasileiras. No entanto, é preciso que você fique alerta quanto a golpes que envolvem o nome do INSS. 

Nesse sentido, o golpe do INSS continua muito aplicado em vários cidadãos. Por isso, o Serasa em parceria com o INSS, criou uma iniciativa que busca ajudar os segurados a não cair em golpes, o programa “Sempre Alerta”.

Golpe do INSS

Essa é uma prática criminosa em que, golpistas, se passando por trabalhadores do INSS, entram em contato com os beneficiários para a aquisição de seus dados pessoais. Muitas vezes, os bandidos utilizam da prova de vida como justificativa para a ligação do INSS.

Desse modo, conseguem iscar os segurados de forma facilitada. O contato pode ser feito por ligação telefônica, e-mail ou mensagens de texto. Normalmente, os golpistas pedem informações pessoais como CPF, data de nascimento, fotos dos documentos e até dados bancários.

Como funciona o contato do INSS?

É importante ressaltar que normalmente o INSS não entra em contato com os beneficiários, principalmente por telefone. Assim, caso receba uma ligação alegando ser do órgão, fique alerta, pois pode ser golpe. Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a evitar o golpe:

  • Cautela com informações pessoais: desconfie se alguém pedir seu CPF, data de nascimento ou detalhes bancários por telefone;
  • Fique atento a ameaças ou pressões: golpistas costumam tentar assustar vítimas com ameaças de perda de benefícios ou problemas legais;
  • Verifique a identidade: se alguém alegando ser do INSS entrar em contato, solicite um número de identificação e ligue diretamente para o INSS.

Por fim, o programa “Sempre Alerta” entre o Serasa e o INSS, tem como objetivo proteger os segurados contra golpes que visam a manipulação de informações pessoais.

Os órgãos disponibilizam informações essenciais que capacitam os cidadãos a identificar práticas comuns utilizadas pelos golpistas, e a adotar medidas preventivas para proteção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.