A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Golpe do Copia e Cola no PIX: Veja como não perder dinheiro

Hoje em dia, o pix é um dos principais meios de pagamento utilizado pelos cidadãos brasileiros. Entretanto, essa modalidade pode ser uma porta fácil para os criminosos. Assim, é importante que você tome cuidado ao fazer uma transferência via pix. Saiba abaixo como o golpe do pix funciona.

A princípio, o novo golpe aplicado pelos criminosos através da modalidade “copia e cola” da ferramenta, quando os clientes realizam compras online.

Como funciona o novo golpe do Pix?

Conforme as informações da empresa Kaspersky, focada em cibersegurança, o esquema só funciona pois, antes dele, os criminosos instalam um vírus no notebook ou computador da vítima, não funcionando em celulares.

Para conhecimento, vírus se chama GoPix, e acontece principalmente através de anúncios do Google, de acordo com a empresa. Ou seja, os criminosos compram um espaço de anúncio no buscador e, através de pesquisas com erros ortográficos, acabam direcionando as vítimas a sites com malwares.

Quando o cidadão clica no anúncio e é direcionado ao site, o malware GoPix entra em ação. O vírus passa a espioná-lo, e quando a vítima realiza alguma compra online, o vírus se ativa, infectando o sistema quando o pagamento ocorre através do “copia e cola”. 

Assim, o malware troca o código que a vítima acabou de copiar, e quando ela cola os dados em seu aplicativo bancário, na verdade está transferindo o valor para os criminosos. Por essa razão, é importante verificar os dados sempre antes da transferência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.