A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Governo Federal vai mesmo dar o 13º do Bolsa Família este ano?

O Bolsa Família é considerado o benefício mais importante do país atualmente. Ele é pago a brasileiros que se enquadram em situações de vulnerabilidade social. O benefício, foi criado a 20 anos, e deu lugar no ano passado para o Auxílio Brasil, que cumpria a mesma função. Porém, no governo Lula ele retoma o nome original.

Em 2023, várias mudanças foram realizadas para melhorar o programa. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou uma série de adicionais ao benefício. Além disso, as regras para o recebimento do benefício foram alteradas. Com isso, muitos brasileiros estão na expectativa de um 13º salário do Bolsa Família. Veja a seguir o posicionamento do governo sobre o tema.

O Bolsa Família terá um 13º salário?

O Bolsa Família, programa social essencial para famílias em situação de pobreza no Brasil, não concederá o 13º salário neste ano. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) anunciou mudanças nas regras e benefícios do programa, mas a parcela extra não está prevista devido à crise fiscal do país.

O Bolsa Família, criado há duas décadas durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é destinado a famílias com renda mensal per capita de até R$ 218. O programa visa combater a pobreza e fornecer acesso a necessidades básicas, como alimentação adequada.

Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro concedeu um 13º salário do Bolsa Família, mas essa ação não será repetida em 2023 devido à falta de recursos. O mesmo se aplica aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), mesmo que contribuam para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No entanto, alguns brasileiros poderão contar com um auxílio adicional de cerca de R$ 100, o Auxílio-gás, que auxilia na compra de gás de cozinha de 13 Kg e é pago a 5,9 milhões de pessoas a cada dois meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.