A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

INSS vai cancelar de vez os empréstimos?

A recente redução nas taxas de juros do consignado do INSS tem gerado conflitos entre os bancos e o Governo Federal. Há a possibilidade de o empréstimo consignado oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ser cortado novamente. Diversos bancos estão optando por suspender o serviço.

A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que reduziu a taxa de 1,91% ao mês para 1,84%. Esse é considerado um dos valores mais baixos do mercado financeiro. Desse modo, a mudança trará consequências diretas para os aposentados e pensionistas que usufruem do consignado.

Vale ressaltar, ainda, que a redução das taxas do consignado não afetou somente os juros dos empréstimos, mas também as taxas do cartão de crédito consignado. Agora, os juros praticados nessa modalidade, caíram para 2,73% e isso representa um recuo de 0,10 pontos percentuais em relação à taxa anterior, de 2,83%. A medida deve entrar em vigor em breve.

Qual é a posição dos bancos?

A redução das taxas de créditos recebeu críticas das instituições bancárias, representadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). De acordo com o órgão, a alteração está em um patamar que não é economicamente viável. Ainda, a Febraban disse estar preocupada sobre uma possível diminuição da oferta dessa modalidade de empréstimo.

Nesse momento, os bancos defendem que a mudança seja congelada. As instituições aguardam uma reunião com o Banco Central para discutir a Taxa Selic. Mesmo assim, a mudança segue em vigor no mês de outubro, o que causa tensões entre os bancos e o Governo. Levando em conta a situação, pode ser que ocorra a suspensão do consignado para segurados do INSS, assim como ocorreu no início do ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.