INSS vai deixar de segurar quem trabalha de forma remota?
O trabalho remoto tem sido cada vez mais comum entre os trabalhadores, e é considerado como o modo de trabalho do futuro. Porém, esse modelo está prestes a passar por mudanças na forma como é visto pelo INSS.
Durante a pandemia, os trabalhadores do INSS passaram a ter a possibilidade de atuar também de forma remota para exercer suas atividades. Mas, com o fim da pandemia de covid-19, o INSS se prepara para extinguir o modelo e voltar com atividades 100% presenciais.
Conforme o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, está previsto um retorno completo ao atendimento presencial do INSS até 2024. O objetivo é que todos os funcionários estejam desempenhando suas funções de forma presencial nas agências.
Assim, a retomada do atendimento é uma resposta para os beneficiários que, muitas vezes, precisam de suporte direto. Essa determinação surge em meio a diversas ponderações sobre os serviços prestados pelo INSS, que demandam, em sua maioria, de uma maior proximidade com o beneficiário.
Redução das filas do INSS
Lupi também estabeleceu um objetivo ambicioso. Ele afirma que a fila de espera do INSS deve ser diminuída em 45 dias até o final deste ano. A fila de espera é referente a concessão dos benefícios previdenciários do INSS. Essa meta é importante em áreas onde as filas de agendamento podem se estender em até 200 dias.
Desse modo, as ações introduzidas tem o propósito de aprimorar a satisfação dos beneficiários e garantir o atendimento efetivo das suas demandas.