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Lista completa de documentos que pedem para quem deseja aposentadoria

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como iniciar o seu processo de aposentadoria junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), você está no lugar certo. Antes de se aprofundar em outras questões, um dos principais pontos para que você consiga dar entrada no seu processo de aposentadoria, é ter os documentos necessários em mãos.

Isso porque, o INSS oferece diversas modalidades de aposentadoria para os beneficiários, incluindo a aposentadoria por idade, invalidez ou especial. Dessa forma, a depender do tipo de aposentadoria desejada, os documentos também podem mudar. 

Entretanto, existe uma gama de documentos essenciais pedido para todos os tipos de aposentadoria, e é essencial que o beneficiário tenha em mãos. Veja a seguir qual é a lista:

  • Documento oficial de identificação com foto;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Um comprovante de endereço recente;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Número do PIS/Pasep ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador);
  • Carnês de contribuição, no caso de segurados facultativos;
  • Extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), acessível através do portal Meu INSS;
  • CTC (Certidão de Tempo de Contribuição), documento especialmente relevante para quem atuou como servidor público.

Aposentadoria por Idade

Além disso, se o seu desejo for aposentar por idade, fique ligado! Existem alguns documentos específicos que você precisa ter. Principalmente para o público masculino, além dos documentos que serão listados abaixo, você precisa da certidão de reservista.

  • Extrato detalhado do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • Documento de rescisão do contrato de trabalho;
  • Comprovantes de recebimento de salário (holerites);
  • Carnês de contribuição à Previdência, se houver;
  • Comprovantes de pagamento (contracheques), se disponíveis.

Aposentadoria Rural

Se você é trabalhador e morador rural e deseja receber a sua aposentadoria, o INSS conta com algumas especificidades nos documentos que precisam ser apresentados, confira a seguir a lista:

  • Documento de identificação pessoal ou Certidão de Nascimento;
  • Contrato de Trabalho Individual ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Contrato que comprove atividades como arrendamento, parceria ou comodato rural;
  • Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar);
  • Bloco de notas referente à atividade como produtor rural;
  • Notas Fiscais que comprovem a entrada de mercadorias, emitidas pela empresa compradora da produção, onde conste o nome do segurado como vendedor;
  • Documentos fiscais que demonstrem a entrega de produção rural a cooperativas agrícolas, entrepostos de pescado ou similares, onde o segurado apareça como vendedor ou consignante;
  • Comprovantes de contribuição à Previdência Social, resultantes da comercialização da produção rural;
  • Licença de ocupação ou permissão concedida pelo INCRA.
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