Melhor notícia chegou para quem está na fila do INSS
Boa notícia para quem espera por seus benefícios na fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou na quarta-feira (18), a redução do tempo de espera da fila até o final do ano.
Instituído por lei, a fila de espera do INSS deve ter o tempo de espera de 45 dias, e o ministro afirmou aos jornalistas durante sua participação no 44º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), no Transamerica Expo Center em São Paulo, que acredita que a fila poderá ser reduzida para o limite de 45 dias, previsto na legislação, até o final do ano.
Quais são as medidas para a redução da fila?
De acordo com o ministro, a redução da fila do INSS será possível graças a implementação de diversas medidas tomadas pelo Ministério da Previdência. Entre as ações está o Programa de Enfrentamento da Fila (PEF), a abertura de novas agências e a melhoria da plataforma Meu INSS.
Ainda, Lupi mencionou a iniciativa AtestMed, que já está em operação em todas as agências da Previdência Social. A iniciativa foi criada para permitir que, os segurados do INSS que necessitem do auxílio por incapacidade temporária, possam mandar o requerimento necessário através da própria plataforma AtestMed, sem precisar passar pela perícia médica.
O diretor-presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Jarbas Antônio de Biagi, informou que a entidade pretende aproveitar a visita do ministro ao Congresso, para poder discutir várias demandas do setor.
Além disso, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também reconheceu a importância do setor durante o Congresso, e afirma que ele desempenha um papel importante no impulsionamento da economia brasileira.