Novas regras sobre películas e faróis tem irritado motoristas
O Código de Trânsito Brasileiro terá mudanças e irá incluir novas regras para o uso de películas de proteção solar em veículos. Antes, os vidros traseiros deveriam ter uma transparência de pelo menos 28%, e os vidros dianteiros deveriam permitir a passagem de pelo menos 75% da luz. Agora, esses limites não são mais aplicáveis, permitindo que os motoristas escolham películas mais escuras de acordo com suas preferências.
As novas regras estabelecem que os vidros dianteiros, que antes exigiam uma transparência mínima de 75%, agora requerem apenas 70%, o que permite aos motoristas optar por películas mais escuras para proteção solar adicional.
Mesmo com as mudanças as escolhas de películas devem estar dentro dos limites da legalidade, pois rodar com películas que não estejam em conformidade com as novas regras ainda é considerado uma infração grave sujeita a multas e à perda de pontos na CNH.
Além das mudanças nas regras das películas, também houve alterações no uso do farol. O uso do farol baixo durante o dia em rodovias deixou de ser obrigatório, exceto em rodovias de pista simples, onde continua a ser exigido para melhorar a visibilidade e a segurança dos motoristas.
Outra mudança diz respeito à renovação da CNH, com diferentes prazos para a renovação com base na data de vencimento das carteiras. A partir de 2023, voltou a vigorar o prazo de trinta dias para a renovação da CNH, tornando o processo mais ágil para os motoristas.