Novo golpe está acabando com as finanças de quem é MEI
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) precisam ficar atentos a nova forma de golpe que está circulando, com desconto falso no pagamento por PIX. Portanto, quem é contribuinte do Simples Nacional, deve ficar atento aos pagamentos do tributo.
Conforme dados de 2021, são mais de 13,2 milhões de trabalhadores com MEI no país. Após a unificação do sistema de geração de guia de arrecadação do Simples, os criminosos estão se aproveitando da mudança.
Assim, eles entram em contato com os MEIs via WhatsApp, para oferecer um falso desconto no pagamento do tributo com o PIX. No entanto, a Receita Federal já emitiu um aviso que essa movimentação não é comum para o órgão. Ou seja, não há envio de boleto ou DAS por mensagem ou e-mail.
Como realizar o pagamento do tributo?
Consoante a Receita Federal, não há desconto no valor se os MEIs optarem pelo pagamento via PIX. Desse modo, o único meio de pagamento é pelo Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC, com acesso via Gov.br ou código exclusivo.
Para realizar o pagamento dos tributos, você deve entrar no PGMEI (Programa Gerador do DAS para o MEI) e realizar o login conforme o site oficial direciona. No portal, você conseguirá ver quais são as guias de recolhimento aptas, e gerará o boleto, que poderá ser pago normalmente, ou via PIX com QRCode.
No portal, também é possível realizar o pagamento de guias atrasadas, já com a devida correção monetária e com juros. Caso haja dúvidas quanto ao pagamento, você pode entrar em contato com a Receita Federal.