Posso solicitar o empréstimo do Bolsa Família pela Caixa?
Em setembro de 2022, o governo anterior ao atual, aprovou o acesso dos beneficiários do Bolsa Família ao empréstimo oferecido pela Caixa Econômica Federal. Inicialmente, o crédito era consignado, permitindo descontos de até 40% no benefício para o pagamento das parcelas. Entretanto, com a entrada do novo governo, mudanças foram implementadas em fevereiro de 2023, reduzindo o desconto nas parcelas do Bolsa Família para o pagamento do empréstimo para até 5% e diminuindo o número de parcelas do consignado de 24 para 6. Recentemente, uma decisão do STF proibiu essa modalidade de empréstimo para os inscritos no Bolsa Família.
Os beneficiários, que ainda desejarem fazer empréstimos, podem buscar o crédito pessoal na Caixa Econômica, comprometendo-se a efetuar o pagamento. No entanto, para ter acesso a essa modalidade de empréstimo, é recomendável que além da poupança social no Caixa Tem, o indivíduo crie e movimente uma conta corrente no banco. O histórico de movimentação, pagamento de contas em dia e um CPF sem restrições são critérios avaliados pelo banco para autorizar a liberação do empréstimo. A solicitação pode ser feita de forma prática e ágil através do aplicativo da Caixa Econômica.
As mudanças nas regras do empréstimo foram essenciais para a manutenção e garantia que os beneficiários do Bolsa Família consigam manter o suporte financeiro adicional, disponibilizado pelo beneficio. Embora a modalidade consignada possa parecer atraente, a forma que esse consignado foi inicialmente criado, o pagamento do empréstimo era descontado automaticamente no benefício, podendo prejudicar o objetivo do benefício que é auxiliar e dar um suporte para famílias em situações vulneráveis financeiramente.
Por isso as novas regras para os pagamentos implementadas no início deste ano, juntamente com o veto do STF para empréstimos consignados para beneficiários do Bolsa Família, são importantes na garantia de que o Bolsa Família seja eficiente e cumpra com o seu objetivo de auxiliar famílias em situações de vulnerabilidade.