Quanto tempo leva para uma dívida deixar a pessoa com nome sujo?
Conforme dados disponibilizados pelo Serasa, até agosto desse ano, 71,74 milhões de brasileiros se encontravam em situação de inadimplência. O número representa um aumento de 320 mil em comparação com o mês anterior. Dessa forma, de acordo com a dívida, seu nome pode ser negativado, e você pode ser incluso no SPC ou Serasa.
Assim, o consumidor enfrenta diversos desafios se o seu nome estiver nessas listas. Mas afinal, existe um tempo determinado para que seu nome possa sair da lista do SPC ou Serasa?
Inclusão do nome na lista de negativado
A informação é de que, sim, existe. Depois do vencimento, o Código de Defesa do Consumidor não estipula um limite mínimo para que o credor inclua a pessoa com contas atrasadas no órgão.
Apesar disso, o Serasa esclarece que o nome não é negativado logo que a dívida está vencida. Em nota enviada à CNN, o órgão detalhou que o nome do devedor não aparecerá no dia seguinte ao atraso, pois o procedimento não se trata de algo tão automático.
Dessa forma, a solicitação de negativação, um procedimento comum em casos de inadimplência, passa por diversas etapas que merecem atenção.
Logo após a detecção da situação de inadimplência, o banco inicia o processo notificando o cliente sobre a possibilidade de ter seu nome incluso nos registros de devedores.
Essa notificação concede ao consumidor um período para tomar providências, seja efetuando o pagamento da dívida ou negociando condições.
No entanto, o tempo exato para que o nome do devedor seja registrado nos cadastros de órgãos como a Serasa pode variar, uma vez que a iniciativa parte do credor.
Quanto ao prazo máximo para a permanência da dívida nos registros, existe uma crença popular de que ela caduca após cinco anos.
Entretanto, é importante esclarecer que, embora a informação sugira que a dívida deixe de ser registrada na Serasa após esse período, isso não implica em perdão.
Mesmo sem o nome incluso nos cadastros, a pessoa continua sendo devedora e é fundamental buscar meios para regularizar a situação financeira.