Quem mora nestes lugares vai ter que pagar mais caro a conta de luz
No Brasil, a conta de luz está prestes a pesar mais no bolso dos moradores das regiões Norte e Nordeste. Recentemente, o Senado Federal aprovou um projeto que resultará em um aumento nas tarifas de energia elétrica nessas áreas. A mudança foi desencadeada após a Comissão de Infraestrutura do Senado tomar uma decisão que suspendeu as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Essa decisão tem como objetivo fomentar o uso de fontes de energia naturais e renováveis, mas terá impacto direto nas contas de luz. Antes dessa mudança, a Aneel havia implementado uma nova metodologia para calcular as tarifas de energia, reduzindo em média 0,8% no Nordeste e cerca de 2,4% na região Norte. No entanto, a empresa responsável pela produção de energia, e não pela distribuição, agora precisará aumentar as tarifas para beneficiar as empresas que geram a energia que chega aos cidadãos.
Esse aumento preocupa os brasileiros, uma vez que os custos de energia já vinham aumentando ao longo dos anos, enquanto os salários da população não acompanhavam o ritmo. As diferenças nas tarifas de energia em todo o país ocorrem devido às diferentes concessionárias que operam em cada região.
É importante destacar que o governo federal possui o programa “Tarifa Social de Energia Elétrica”, que visa fornecer descontos nas contas de energia para os consumidores de baixa renda. Isso faz parte dos esforços do governo para reduzir a desigualdade social e garantir que as pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza tenham acesso à energia elétrica.