A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Se você perdeu o Enem, você ainda tem chances de realizar a prova!

Perder o Enem é um revés gigantesco para quem deseja ingressar na universidade, mas há luz no fim do túnel para quem se viu impossibilitado de comparecer por razões justificáveis. Existe um processo de reaplicação que oferece uma segunda chance para aqueles que enfrentaram contratempos durante a realização da prova.

Há diversos motivos aceitos para a reaplicação do Enem, desde condições médicas como doenças infectocontagiosas até problemas logísticos que prejudicaram o candidato no primeiro dia do exame. Doenças como tuberculose, coqueluche, COVID-19 e outras estão contempladas, exigindo comprovação médica detalhada para validar a solicitação.

Além disso, questões logísticas como desastres naturais, falta de energia elétrica que comprometam a visibilidade da prova, falhas em dispositivos eletrônicos ou até erros na aplicação também são considerados para garantir o direito à reaplicação. É importante notar que a solicitação deve ser feita até uma data determinada e documentada de acordo com as exigências estipuladas pelo Inep.

A solicitação para a reaplicação estava disponível até o dia 17 de novembro, através da Página do Participante – enem.inep.gov.br/participante. O Inep avaliará individualmente cada solicitação.

O candidato precisa incluir na documentação seu nome completo, o diagnóstico detalhado da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e identificação do profissional competente, com o registro no Conselho Regional de Medicina ou órgão equivalente, junto com a data do atendimento.

Candidatos que alegarem problemas de saúde durante a aplicação e não concluírem as provas não terão a opção de retornar para terminá-las nem de solicitar a reaplicação posteriormente.

Além disso, cerca de 50 mil candidatos do Enem 2023 que teriam provas em locais a mais de 30 km de suas casas terão a chance de participar em outra data, nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais informados posteriormente pelo Inep. O órgão disponibilizou uma aba específica na Página do Participante para esses candidatos entre os dias 13 e 17 de novembro.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, assegurou que nenhum estudante nessas situações será prejudicado, reforçando o comprometimento em garantir que todos tenham a chance de realizar o exame de forma equitativa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.