Siga este manual criado por um banco e evite golpes no FGTS
O PicPay lançou um manual com o objetivo de prevenir o golpes envolvendo o FGTS e proteger seus beneficiários. O manual fornece informações detalhadas sobre como evitar cair em golpes relacionados ao FGTS, destacando as táticas usadas por golpistas, bem como as medidas a serem tomadas se alguém se tornar uma vítima desse tipo de fraude.
O manual fornece informações sobre as táticas mais comuns usadas pelos golpistas para ter acesso ao Caixa Tem, que é uma plataforma usada para acessar o FGTS. Uma tática comum é o phishing, no qual os golpistas se passam por grandes empresas ou lojas e solicitam informações pessoais, como dados do beneficiário, sob o pretexto de uma promoção ou cadastro.
Dentre as várias informações disponivéis no manual do PicPay oferece várias orientações para evitar ser vítima de golpes do FGTS, incluindo:
- Consultar os canais oficiais de lojas e bancos.
- Ter cautela ao receber mensagens em aplicativos de mensagens, como SMS e WhatsApp.
- Nunca fornecer dados pessoais, especialmente relacionados ao Caixa Tem.
- Não permitir notificações de sites suspeitos.
- Orientar pessoas mais vulneráveis a golpes.
Também é mencionado que todos os usuários devem ter cuidado para evitar o vazamento de dados, onde a responsabilidade não recai sobre a empresa envolvida. Nesse cenário, não há muito que a vítima possa fazer para evitar o golpe.
Se alguém for vítima de um golpe do FGTS, o manual orienta a procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para obter mais informações. É sugerido que a polícia seja contatada para registrar um Boletim de Ocorrência, que será usado pela Caixa para abrir um processo administrativo. Se não for possível recuperar o dinheiro, a recomendação é buscar assistência jurídica com um advogado e recorrer à justiça.
O manual completo, com todas as orientações detalhadas, está disponível no blog (https://blog.picpay.com/golpe-do-fgts/) do PicPay para consulta.