STF determina que quem não pagar seu imóvel poderá perder pro banco
No dia 26 de outubro, o Supremo Tribunal Superior (STF) decidiu que os bancos podem retomar os imóveis quando há atraso no pagamento do financiamento. O processo pode ser feito de forma extrajudicial, a execução pode ser feita por um cartório, sem necessidade de um processo na Justiça.
De acordo com a alienação fiduciária do Brasil, o imóvel alvo de financiamento pode servir de garantia para esse empréstimo. Então, em casos de inadimplência, os bancos podem retomar o imóvel.
Para analistas, esse entendimento, por parte da Corte, pode baratear os juros de financiamentos imobiliários no Brasil, pois os custos e os juros para instituições financeiras serão menores.
Negociação da Dívida
Em caso de inadimplência e, para não perder seu imóvel, é possível fazer uma renegociação da dívida ou até mesmo a portabilidade do financiamento para outra instituição financeira. Dessa forma, é possível conseguir uma proposta que se adeque à realidade financeira da família ou pessoa responsável por financiar o imóvel.
Vale lembrar que, geralmente, os bancos esperam 3 meses de inadimplência para então executar a ação de retomada do imóvel. Dessa forma, é preciso ficar atento para não deixar o tempo passar e perder o seu imóvel.
Conforme a ação do STF, o comprador deve se preparar caso ocorra alguma situação que o deixe inadimplente, pois bastará que o banco vá ao cartório poder retomar o imóvel. Assim, busque uma educação financeira e planejamento com um especialista, para identificar qual é a melhor forma de acomodar o pagamento dentro do seu orçamento.