A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Tem um destes carros? Então vai pagar menos IPVA ano que vem

Uma ótima notícia pode chegar aos motoristas do estado de São Paulo. A plataforma Mobiauto fez um levantamento de que os carros usados ficaram mais baratos em 2023. Isso significa que, considerando que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é calculado com preço venal do veículo, a queda de 8,57% nos preços, deve impactar na redução do valor do imposto.

Entretanto, a pesquisa não contempla todos os modelos de carros. Cerca de 25% dos automóveis avaliados tiveram uma queda superior a 10% nos preços e devem garantir um alívio no bolso dos condutores em 2024. 

Ainda, mesmo com a boa notícia, uma pesquisa da consultoria ADK Automotive afirma que os descontos podem ser maiores, devido ao novo programa de descontos do governo federal para veículos novos. O preço de carros usados, acompanha a variação na tabela do novo.

Divulgação da tabela de referência

A pesquisa de preços no mercado, serve como referência para o cálculo do IPVA em São Paulo, e é geralmente realizada em setembro. Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado, isso não deve mudar. A divulgação costuma ocorrer na primeira quinzena de novembro.

Além disso, a alíquota do imposto para automóveis em São Paulo, é de 4%, incluindo carros elétricos. Nesse caso, para um veículo com valor venal de R$ 40 mil, o valor do imposto será de R$ 1.600. 

No caso de caminhonetes de cabine simples com capacidade para 3 ocupantes, ônibus e motocicletas, a cobrança é de 3% sobre o valor venal do carro. Ainda, o IPVA dos caminhões é de 1,5% sobre a tabela, enquanto veículos de locação pagam 1% do imposto.

Isenção do IPVA

Em 2023, as regras continuam as mesmas para pagamento e isenção do imposto. O valor deve ser pago à vista, com desconto ou sem desconto, ou em parcelas sem desconto. Quem escolhe pagar o valor de cota única em janeiro, recebe um abatimento de 3%. 

Ademais, em São Paulo, todos os veículos com mais de 20 anos de fabricação, não pagam IPVA. Dessa forma, os donos de veículos produzidos em 2004 ou mais antigos, não pagarão nada a partir do próximo ano. O benefício da isenção vale para proprietários de táxis, veículos de pessoas com deficiência e veículos oficiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.